Todas as drogas consumidas frequentemente ou sem moderação são ruins, a maconha é uma delas, evidentemente. Contudo a pior droga é o álcool, por um lado é a única que aumenta a agressividade* e por outro lado remove a ansiedade**. A combinação de (*) e (**) é absolutamente ASSASSINA. A maconha na sua versão tradicional era praticamente inofensiva e inclusive benéfica se consumida em doses moderadas mas os efeitos das novas variedades que apareceram, muito mais potentes, nem de perto nem de longe têm o papel assassino do álcool. Não devemos falar sobre drogas se não estivermos dispostos a falar a verdade.
Combinem o efeito de (*) com (**) na adolescência ou na vida adulta e é absolutamente dantesco. Como exemplo nos EUA em mais de metade dos homicídios o assassino e/o assassinado estão alcoolizados e bem mais de metade dos agressores de mulheres também estão alcoolizados. Para que serve uma Lei Maria da Penha, ou outra lei punitiva qualquer, se o cara não sente ansiedade/medo de ser encarcerado?
Álcool + propensão a fazer merda é uma combinação letal que leva à atualização/expressão de comportamentos agressivos, por um lado o álcool inibe a ansiedade, logo não tememos as consequências que advêm desses comportamentos e pela agressividade passamos facilmente ao ato.
Paradoxalmente talvez a maconha seja a droga certa para adolescentes agressivos. No livro A condição humana, de André Malraux, o filho ouve do seu velho e sábio pai (dependente químico de ópio para suportar as dores físicas da velhice e dores psicológicas da decadência e avizinhar da morte):
– Todo o homem tem uma droga que o salvará mas alguns enganam-se na droga.
Portanto não é uma questão de usar ou não usar drogas mas sim de escolher a droga certa e não a errada.
Os adolescentes devem ser, sim, informados com a verdade sobre o uso e os efeitos terríveis do uso de drogas legais (álcool, tabaco, açúcar, sexo) ou ilegais (maconha, crack, MDMA, etc.).
Os efeitos da mentira são simples, pintem a manta do demônio da maconha, um qualquer colega mauricinho fuma, não lhe acontece nada, estuda e tem boas notas?
Então o pai/educador/capitão Styvenson mentiu sobre a maconha! Ah, então mentiu sobre TODAS as drogas! Que comece a festa!
